# 118 - Dica Literária: Água para Elefantes

Olá leitores! Faz tempo que eu tava querendo falar sobre esse livro, mas acabava esquecendo. Sabe quando você lê um livro e você se apaixona completamente pela história ao ponto de quase chorar quando o livro acaba? Pois é, foi exatamente isso que aconteceu entre eu e "Água para Elefantes".



Em primeiríssimo lugar: quem aí só assistiu ao filme e já pensou nele, pode esquecer. Não tem nada a ver uma coisa com a outra! Fiquei hiper decepcionada com o filme! Além de realmente mudar certos fatos, o filme deixa de fora aspectos importantíssimos do livro, mudando completamente a obra. Não sei se é porque eu amei tanto o livro e tinha acabado de ler quando assisti o filme, mas nunca me decepcionei tanto.

O livro conta a história de Jacob Jankowski, um senhor de 90 anos que se vê relembrando um tempo distante de sua vida por causa da chegada do circo a cidade em que ele mora. Jacob, quando tinha seus 20 anos e cursava a faculdade de veterinária, acabou indo trabalhar em um circo após uma tragédia em sua vida. E foi nesse circo que Jacob se apaixonou: por Marlena, umas das atrações principais e também esposa do empresário do circo, August; e por Rose, a elefanta recém-chegada. Ambas histórias de amor são extremamente profundas, sinceras e dramáticas. A história também retrata o backstage de um circo nos anos 20/30 e mostra a complexidade do funcionamento desse tipo de espetáculo.

A história foi escrita por Sara Gruen após extensa pesquisa sobre histórias de circos que existiram nos Estados Unidos. Muitas passagens da história são inspiradas em situações reais, principalmente as que envolvem Rose. Ela dedica o livro a Topsy e Old Mom, duas elefantas de circo reais que passaram pela mesma situação de Rose (não vou contar que situação é essa se não perde a graça).

O livro é simplesmente apaixonante, daqueles que você não consegue largar por nada. Juro que até tive dificuldade em começar a ler um novo livro depois desse, só pra vocês terem ideia da minha sensação de luto quando o livro acabou :'(

Leitura super recomendada!


0 comentários:

Postar um comentário